Oxford - Ocasiões formais
Se você conhece alguma garota ligada em moda deve ter ouvido falar muito sobre os sapatos do modelo Oxford. Mas o que você não sabe, é que esse modelo até pouco tempo era uma peça exclusiva do guarda roupa dos homens. Ele ganhou esse nome por ter sido febre na Universidade de Oxford, Inglaterra, no século 17 e foram os primeiros sapatos com cadarço. É o estilo mais clássico do vestuário masculino, tem solado de madeira, pode ser feito em couro ou sintético (que imita couro) e com amarração. Para ocasiões formais como casamentos e formaturas opte pelo tradicional com aparência lisa e brilhante. Existem umas peças em camurça ou jeans, que são apropriados para looks mais despojados.
Se o modelo for preto, a meia deve ser preta também,a cor nunca deve destacar da cor da calça
Monk Strap - Trabalho
São os modelos ideais para ir trabalhar. Eles se caracterizam por possuir uma fivela no lugar dos cadarços. Apropriados para ocasiões mais informais, combinam bastante com jeans. A barra da calça não pode ser muito longa, para não cobrir a fivela. Lembra das barras italianas que já falamos aqui no blog? Então, elas são ideais para esse tipo de sapato. Em uma reunião mais formal você pode usá-lo com uma calça de alfaiataria e camisa social.
São fáceis de reconhecer por ter no lugar dos cadarços uma fivela
Mocassim - Ocasiões informais
Os mocassins podem ser confeccionados em camurça, couro ou ainda sem solado (aqueles com pequenos pinos de borracha). São para ocasiões bem informais e a única opção para ser usado com bermuda e camisa pólo. Evite usar meias. Os modelos sem solado, chamados de “driver” foram desenvolvidos para dirigir automóveis, o solado com pinos impede que o sapato escorregue nos pedais.
Na hora de comprar seu sapato SEMPRE leve em consideração se ele é confortável. Não caia no mito de comprar um sapato apertado para que com o tempo ele se acomode ao seu pé. Uma dica é que o dedo nunca deve encostar na frente do sapato. Para conservar é indicado um produto hidratante específico para você usar de tempos em tempos. No dia a dia passe apenas um pedaço de pano úmido para tirar o pó, pois as graxas comuns ressecam o sapato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário