terça-feira, 27 de março de 2012

Moda masculina ganha padronização de tamanhos

Do Antena Uol



O mercado masculino de moda no Brasil está aquecido e passa por um período de transformação. A partir de agora, as marcas brasileiras para homens terão disponíveis uma nova norma de padronização de tamanhos, o que promete facilitar muito a nossa vida. De acordo com a engenheira Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário. “A nova norma depende apenas de um documento para a sua homologação”, disse.
Exemplo das informações de tamanho do corpo para nova etiqueta de paletó masculino


Apesar de não ser obrigatória, esta norma prevê a mudança do atual padrão P, M, G, GG, para medidas em centímetro, especificando altura, tamanho da cintura, quadril, tórax, pernas, entre outras, para três tipos corpos: atlético, normal e especial. Há também a possibilidade de usar tamanhos diferentes para homens e para rapazes, ou seja, para aqueles que ainda estão com a estatura em desenvolvimento.

Exemplo das informações de tamanho de corpo para a nova etiqueta de calças masculinas


 “O principal objetivo desta norma é o estabelecimento de um sistema de designação de tamanho que indica (de maneira simples, direta e significativa) o tamanho do corpo do homem ou rapazes em que uma peça de vestuário deve servir exatamente”, descreve o documento da Abnt na sua fase de elaboração. Em síntese, o que teremos é a substituição do tamanho da roupa que é adotada atualmente pelo tamanho do corpo.



Mesmo com a padronização a caminho, é importante experimentar cada peça que for comprar e observar se está no seu tamanho. Parece óbvio, mas muito homem compra roupas mais largas para disfarçar que está muito gordo ou muito magro. Isso nunca funciona.

2 comentários:

  1. ótimo, mas vc podia falar mais sobre isso de disfarçar, ensinar a disfarçar o q se quer esconder, sabe?

    ResponderExcluir