O mercado masculino de moda no Brasil está aquecido e passa por um período de transformação. A partir de agora, as marcas brasileiras para homens terão disponíveis uma nova norma de padronização de tamanhos, o que promete facilitar muito a nossa vida. De acordo com a engenheira Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário. “A nova norma depende apenas de um documento para a sua homologação”, disse.
Exemplo das informações de tamanho do corpo para nova etiqueta de paletó masculino |
Apesar de não ser obrigatória, esta norma prevê a mudança do atual padrão P, M, G, GG, para medidas em centímetro, especificando altura, tamanho da cintura, quadril, tórax, pernas, entre outras, para três tipos corpos: atlético, normal e especial. Há também a possibilidade de usar tamanhos diferentes para homens e para rapazes, ou seja, para aqueles que ainda estão com a estatura em desenvolvimento.
Exemplo das informações de tamanho de corpo para a nova etiqueta de calças masculinas |
“O principal objetivo desta norma é o estabelecimento de um sistema de designação de tamanho que indica (de maneira simples, direta e significativa) o tamanho do corpo do homem ou rapazes em que uma peça de vestuário deve servir exatamente”, descreve o documento da Abnt na sua fase de elaboração. Em síntese, o que teremos é a substituição do tamanho da roupa que é adotada atualmente pelo tamanho do corpo.
Mesmo com a padronização a caminho, é importante experimentar cada peça que for comprar e observar se está no seu tamanho. Parece óbvio, mas muito homem compra roupas mais largas para disfarçar que está muito gordo ou muito magro. Isso nunca funciona.
ótimo, mas vc podia falar mais sobre isso de disfarçar, ensinar a disfarçar o q se quer esconder, sabe?
ResponderExcluirNos próximos posts!!!
Excluir