terça-feira, 22 de março de 2011

O estilo rocker 'bem cortado' dos Strokes

Os nova iorquinos apareceram no mainstream no início dos anos 2000 e já com a tarefa de salvar o Rock N Roll, que andava cambaleando com a enxurrada pop que dominava aquela época. Se salvaram eu não sei, mas algo que o Garage Rock dos Strokes deixou foi o estilo super cool (bacana, descolado) de se vestir. Uma revolução musical e visual.

Influenciados pelo movimento inglês Mods (jovens classe média de famílias ligadas a indústrias de tecido) do final da década de 50, Julian Casablancas e seus amigos tornaram a alfaiataria (roupas masculinas feitas sob medida) algo descolado. Influenciando supostos “novos salvadores” do rock que estavam por vir.

Por ser filho do fundador da Elite Model Management John Casablancas com a modelo Jeanette Chistiansen e criado em Nova York, era quase óbvio que Julian se apresentasse sempre em seu melhor estilo, estava no gene. Hoje ele é um ícone da moda, sendo seu estilo e comportamento referência para muitos jovens ao redor do mundo.


Anos 2000: com um visual meio junkie (expressão usada para definir aquelas pessoas que vivem a partir de suas próprias regras) os Strokes abusavam das jaquetas de couro e jeans surrados.


Em 2008, Casablancas participou de uma campanha da Converse (empresa que produz o tênis All Stars) americana. Cantando ao lado de Pharrel e Santogold a música My Drive Tru.



Com o passar dos anos a banda começou a se preocupar mais com as informações visuais. E o estilo mods evoluiu junto com os riffs de suas musicas. Muito preto nas roupas e peças mais sofisticadas como coletes, jaquetas de couro, coturnos, calcas skinny (aqueles modelos ajustados até a barra) e jeans milimetricamente rasgados foram agregados ao guarda roupas do grupo.

E em 2011 eles voltaram mais estilosos do que nunca. Confira o novo clipe Under Cover of Darkness



Terninhos justos que de tão perfeitos parecem ter sido costurados no corpo, jaquetas, calças de comprimento exato e no modelo skinny e tênis sujos são itens básicos do visual rock retrô adotado e melhorado ao longo da década pelos Strokes.

Maaaaaaaaaaaas...

Como adaptar o estilo dos Strokes na nossa cidade abençoada pelo calor? Não vamos sair por aí cozinhando dentro de terninhos e jaquetas de couro... O grande trunfo do visual largado/sujo é o caimento das peças. Vale resgatar aquela costureira amiga da sua mãe (sim, elas ainda existem) para dar aqueles ajustes nas peças que você já tem.

Por ser uma peça atemporal os coletes podem ser utilizados em qualquer ocasião ou época do ano. Ou seja, é sempre bom ter um em seu guarda-roupa, escolha cores sóbrias e neutras que combinam praticamente com tudo.









As calças skinny são estilosas e dão um ar super rock n roll ao visual. Porém as skinny funcionam melhor em homens magros e, de preferência de pernas alongadas. Quem está fora desse padrão pode procurar calças com corte de alfaiataria e mais ajustadas. MAS por favor não exagerem!!! Calças que parecem que foram vestidas a vácuo não dão um efeito muito bom. E corre o perigo de rasgá-la a cada respirada que você der rs.




E para completar o visual joga um tênis do tipo All Star, ou um sneaker para quem quer um style mais bem humorado.

All Star
Tênis sneakers

5 comentários:

  1. AMEEEEI esse post! Além de falar do strokes (L), fala muito bem do estilo deles, o que eu acho foda! Parabéns, Léo.. seu blog tá barra que nem vc! haha
    Beijo, Gela!

    ResponderExcluir
  2. Leleo, adorei tb! Dicas super fashion....e para escrever sobre o assunto, tem q saber do q está falando. E vc é fashion gato! Arrasou!!!!! Bjka

    ResponderExcluir
  3. Primeiro que eu curto um pouco a banda. Segundo, All Star marca a adolescência de qualquer um, né?

    Adorei o post! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog Leo, da varias dicas de moda pra a galera masculina que gosta de se vestir bem vou recomendar para meus amigos !
    bejos

    ResponderExcluir