segunda-feira, 28 de março de 2011

Malhando com bom senso

Nas minhas raras visitas à academia (rs) sempre percebo que algumas pessoas esquecem regras simples de cortesia, tanto homens como mulheres. Por ser um ambiente de convívio social intenso a gente precisa muito mais do que educação, é preciso paciência e uma BOA dose de bom senso.

Antes de tudo vamos voltar à nossas aulinhas lá na pré escola. Lembra quando a tia, que éramos apaixonados, nos ensinou como é importante termos uma boa higiene? Pois é, algumas pessoas parecem que esqueceram ou faltaram essa aulinha.

Se você tiver como, tome um bom banho antes de ir malhar. Além da questão higiênica, a sensação de limpeza é um bom motivador. Mas se tempo é algo que você não possui, tenha sempre a mão um bom, mas um bom mesmo, desodorante sem cheiro. É muito incômodo malhar sentindo odores não muito agradáveis, e outra, ninguém vai querer revezar com você. Isso se estende também para os pés, vamos comprar um talco?

Sempre bom dar uma verificada antes ir à academia

Você que está começando agora na academia não queira pegar a mesma carga de alguém que malha há anos, fazendo isso você pode sofrer uma fratura e, seu sonho de perder a barriguinha de chopp ou calibrar seus bíceps, ser adiado por mais alguns meses. Em contrapartida, você veterano velho de guerra das marombas fique na sua, não esqueça que você também já foi um adolescente magro e pescoçudo ou o gordinho engraçado da turma. Seja simpático e ajude moderadamente, porque enfim você também não é o professor.

A academia não é um desfile de moda ou uma festa e o que mais devemos levar em consideração é o conforto. A roupa não precisa ser nova nem o último lançamento da Adidas e sim confortável.

Opções bacanas para malhar. Observe que as peças são soltas, nada muito justo

Camisetas regatas são as melhores, pois deixa o corpo mais livre, porém se você não gosta tem a opção de camisetas em algodão que auxiliam a transpiração. Nada muito justo para não ficar grudando enquanto você está se exercitando.

Na parte inferior dê preferência às bermudas, porque transpiramos também nas pernas né? As de poliéster são as mais indicadas. Se você não se sente a vontade exibindo as pernas por aí pode utilizar calças do mesmo material.

Bermuda de Poliéster

Nos pés um bom modelo esportivo. Nessa hora vale a pena investir um pouco mais, pois é sua saúde em jogo. O calçados running são as melhores opções, pois possuem tecnologia de absorção de impactos. Procure ter muitos pares de meia e evite usa-las muitas vezes antes de lavar. Luvas também são bacanas para evitar calos nas mãos, mas não se esqueça de colocá-las para secar depois do treino.

Sim eu sei, a academia é freqüentada por gente bonita, sarada, corpinho em dia. Mas isso não lhe dá o direito de “seca-las”. Nada mais incômodo, para as mulheres principalmente, do que um marmanjo seco babando enquanto elas se exercitam. Vale sim dá aquela olhada porque ninguém é de ferro, mas seja sutil. Comentários entre colegas de academia é grosseiro e desrespeitoso. Não fique com fama de “seco”.

E nada de alugar as máquinas, se tem alguém esperando agilize ou ofereça-se pra revezar. Acabou a malhação, guarde tudo que você usou, pegue a toalhinha e o álcool e higienize tudo. Lembra como é bom pegar um aparelho limpo e pronto pra utilizar? O tempo que você leva organizando tudo já é o descanso entre uma série e outra.

Na maioria das vezes entramos em uma academia para melhorar nossa imagem, cuidar de nós mesmos. É bacana levarmos isso para todos os aspectos de nossa vida.

Boa malhação!

Um comentário: