sexta-feira, 25 de março de 2011

Barbear: a batalha nossa de todos os dias

Se você tem idade para fazer a barba já deve ter visto aquela cena inesquecível do filme “Esqueceram de Mim”, onde o ator Macaulay Culkin está no banheiro, passa um líquido no rosto após o banho e solta um grito desesperante de dor? É desse “líquido” que vamos falar hoje.

Quem nunca?

Um dos momentos mais complicados e doloridos para nós homens é a hora de fazer a barba. Irritação, vermelhidão e pêlo encravado é algo que enfrentamos algumas vezes por semana, e alguns, enfrentam todos os dias.

As loções pós-barba podem ser uma saída na melhora desse martírio de todas as manhãs. Em pó, gel ou loção os pós-barba são o toque final no barbear. Elas hidratam, perfumam e algumas possuem álcool em sua fórmula, agente antisséptico para evitar contaminação.

Antes da escolha do seu produto é necessário descobrir qual seu tipo de pele:

Pele normal: é equilibrada, tem poros de abertura pouco perceptíveis, iluminada e suave. Indicação: loções e água de colônia são ideaia para esse tipo de pele

Pele seca: mais fina, pouco brilho e com tendência maior à irritações. Indicação: Produtos com textura mais densa que auxiliam na hidratação.

Pele oleosa: é aquela com grande tendência a formação de cravos e espinhas, aspecto brilhante. Indicação: pós barba em gel, sem óleo na fórmula.

Pele mista: Apresenta aspecto brilhante na chamada zona T (testa, nariz e queixo). As outras parte são mais secas. Indicação: Produtos mais oleosos, pois a região seca (fora da zona T) é onde atua maior parte do
pós-barba.


Foliculite

Em peles mais sensíveis os pelos encravados são um constante incômodo. Chamamos de foliculite (infecção dos folículos pilosos). No mercado existem produtos específicos para esse problema. Se você não tem ou não achou o produto, que são à base de óleo de candeia, é aconselhado lavar o rosto e o pescoço com sabonete antiséptico antes de se barbear. Assim você higieniza a pele e evita contaminação.

Alguns homens tem alergia a componentes de produtos pós-barba, faça um teste antes, se ocorrer alguma irritação suspenda o uso e procure um dermatologista.

E POR FAVOR HOMENS, não adiantam todos esses procedimentos se você não colabora no barbear. Deslizem a lâmina sempre no sentido do crescimento do pelo e utilize a mesma lâmina, no máximo duas vezes e ao término lave-a bem com um sabonete antisséptico, guardando num lugar seco e fechado.

Ahhhhh e pra quem não viu, a cena que citei lá em cima:






3 comentários:

  1. Deu até saudade do Macaulay vendo essa cena. Enfim, a hora de barbear realmente é um ritual, que quando se torna obrigação fica realmente chato e incômodo. Lembro que em um emprego que tive eu tinha que fazer a barba todos os dias. Sempre quando chegava a gerente conferia se a gente tinha feito a barba, e se desconfiasse que não havia feito passava algodão no rosto, e caso o algodão ficasse na pele era sinal que tinha que ir até o banheiro mais próximo pra tratar de fazer a barba, senão perdia um dia de jornada. Imagine, heheh.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu só faço a barba uma vez por mês. :P

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog! Escrevo sobre barbear tradicional. Faça uma visita, acho que temos vários assuntos em comum!

    Forte abraço.

    -Barbeiro
    www.barbeadoresclassicos.blogspot.com

    ResponderExcluir