quarta-feira, 30 de março de 2011

Punk: Moda e Comportamento

Por mais que os punks não admitam ou não gostem, é inegável que a moda unida à música foram os maiores formadores e divulgadores do movimento. Utilizando-se de diversas referências culturais o Punk nasceu, no fim da década de 70, em meio ao marasmo e estilo metódico dos ingleses. Só um movimento de comportamento degradante e desagradável poderia dar voz a uma juventude inquieta e revoltada com as tradições monárquicas. Enquanto os hippies abraçavam o lema “Paz & Amor”, movimento já decadente na época, os punks defendiam a dor e revolta como forma de expressão.

O visual punk era caracterizado por cabelos descoloridos, roupas extravagantes, maquiagens fortes e tudo que fosse contrastante com os “modismos” vigentes.  Baseados no conceito Do it yoursef (faça você mesmo) eles cortavam os próprios cabelos e customizavam (reformavam) suas roupas. É interessante ressaltar que “customização” (reforma de roupa) é algo bem visto (cool) hoje no meio da moda, pois é como se colocássemos nossa personalidade nas peças. Talvez essa seja uma das boas heranças do movimento.

Padrões de beleza alterados

Nos EUA o punk também já surgia, com a diferença que os americanos tinham um visual menos colorido que os ingleses. O punk americano não envolvia questões éticas ou sócio-políticas. Caracterizavam-se pelo jeans e camiseta, jaquetas e calças de couro pretas bem justas. Não demorou muito para que o movimento de um pequeno grupo de jovens ganhasse fronteiras mundiais.

 Sem a ideologia política do punk inglês, os Ramones, representantes norte-americanos
do movimento, tinham o objetivo de fundir um estilo

A banda inglesa Sex Pistols foi responsável por tirar o movimento punk dos guetos urbanos de Londres e leva-lo ao resto do mundo. E o seu baixista, Sid Vicious, se tornou o maior símbolo punk rock de todos os tempos. Já o maior ícone punk norte-americano é a banda Ramones, que produzia músicas simples com no máximo três acordes.

Sex Pistols: Não foram a primeira banda de Punk Rock, durou apenas dois
anos e meio, mas influenciam até hoje tanto na moda como na música


O Punk determinou o estilo da década seguinte, mudou o mundo de uma maneira que nenhum um outro conseguiu e denunciou a falência das ideologias. Com passar do tempo à maneira que iam sendo divulgados os símbolos e estética do movimento houve um processo de estereotipização e homogeneização do visual e o fim da diversidade de estilos. O punk acabou caindo na armadilha que eles mesmos combatiam.

Imagem do baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, usada em uma campanha da Converse.
Aquela mesma que você viu em nosso primeiro post sobre os Strokes

 A moda resgatou conceitos do punk dando destaque aos aspectos positivos do movimento como a energia, jovialidade e rebeldia, desconsiderando seu caráter contestador e revolucionário. Hoje em dia podemos observar diversos elementos punks tanto nas roupas compradas nas lojas mais caras como naquelas de camelô.

Desfile Colcci Out/Inv 2011: Diversos elementos punk

 “O curioso é que a moda também pode ser usada como forma de contestar e criticar as identidades. Foi o que fez o movimento punk, com suas peças de roupa detonadas e chocantes, feitas para provocar a burguesia. Mas a moda sai ganhando, pois se alimenta de qualquer uso que se faça dela. Tanto que a estética punk passou de contestação a artigo de luxo, explorada e banalizada por diversas grifes até se tornar uma velharia sem valor, encontrada em qualquer camelô do mundo.”  Moda e comunicação (Rocco, 2003)

Mundo da bola

Não é de hoje que os jogadores de futebol influenciam na aparência de nós, meros mortais. Acrescente a isso uma temporada na Europa, ou um escândalo midiático e o estilo de espalha. Seja no cabelo, no modo de se vestir ou até mesmo em atitudes.









Quem voltou ao país do futebol pra (re)integrar esse time foi o Adriano, Imperador. Em uma entrevista no domingo ele usou um grande relógio cravejado de diamantes, e a gente pergunta: Essa moda de ostentar pega? Ou ele é inspiração só de marra?

segunda-feira, 28 de março de 2011

Malhando com bom senso

Nas minhas raras visitas à academia (rs) sempre percebo que algumas pessoas esquecem regras simples de cortesia, tanto homens como mulheres. Por ser um ambiente de convívio social intenso a gente precisa muito mais do que educação, é preciso paciência e uma BOA dose de bom senso.

Antes de tudo vamos voltar à nossas aulinhas lá na pré escola. Lembra quando a tia, que éramos apaixonados, nos ensinou como é importante termos uma boa higiene? Pois é, algumas pessoas parecem que esqueceram ou faltaram essa aulinha.

Se você tiver como, tome um bom banho antes de ir malhar. Além da questão higiênica, a sensação de limpeza é um bom motivador. Mas se tempo é algo que você não possui, tenha sempre a mão um bom, mas um bom mesmo, desodorante sem cheiro. É muito incômodo malhar sentindo odores não muito agradáveis, e outra, ninguém vai querer revezar com você. Isso se estende também para os pés, vamos comprar um talco?

Sempre bom dar uma verificada antes ir à academia

Você que está começando agora na academia não queira pegar a mesma carga de alguém que malha há anos, fazendo isso você pode sofrer uma fratura e, seu sonho de perder a barriguinha de chopp ou calibrar seus bíceps, ser adiado por mais alguns meses. Em contrapartida, você veterano velho de guerra das marombas fique na sua, não esqueça que você também já foi um adolescente magro e pescoçudo ou o gordinho engraçado da turma. Seja simpático e ajude moderadamente, porque enfim você também não é o professor.

A academia não é um desfile de moda ou uma festa e o que mais devemos levar em consideração é o conforto. A roupa não precisa ser nova nem o último lançamento da Adidas e sim confortável.

Opções bacanas para malhar. Observe que as peças são soltas, nada muito justo

Camisetas regatas são as melhores, pois deixa o corpo mais livre, porém se você não gosta tem a opção de camisetas em algodão que auxiliam a transpiração. Nada muito justo para não ficar grudando enquanto você está se exercitando.

Na parte inferior dê preferência às bermudas, porque transpiramos também nas pernas né? As de poliéster são as mais indicadas. Se você não se sente a vontade exibindo as pernas por aí pode utilizar calças do mesmo material.

Bermuda de Poliéster

Nos pés um bom modelo esportivo. Nessa hora vale a pena investir um pouco mais, pois é sua saúde em jogo. O calçados running são as melhores opções, pois possuem tecnologia de absorção de impactos. Procure ter muitos pares de meia e evite usa-las muitas vezes antes de lavar. Luvas também são bacanas para evitar calos nas mãos, mas não se esqueça de colocá-las para secar depois do treino.

Sim eu sei, a academia é freqüentada por gente bonita, sarada, corpinho em dia. Mas isso não lhe dá o direito de “seca-las”. Nada mais incômodo, para as mulheres principalmente, do que um marmanjo seco babando enquanto elas se exercitam. Vale sim dá aquela olhada porque ninguém é de ferro, mas seja sutil. Comentários entre colegas de academia é grosseiro e desrespeitoso. Não fique com fama de “seco”.

E nada de alugar as máquinas, se tem alguém esperando agilize ou ofereça-se pra revezar. Acabou a malhação, guarde tudo que você usou, pegue a toalhinha e o álcool e higienize tudo. Lembra como é bom pegar um aparelho limpo e pronto pra utilizar? O tempo que você leva organizando tudo já é o descanso entre uma série e outra.

Na maioria das vezes entramos em uma academia para melhorar nossa imagem, cuidar de nós mesmos. É bacana levarmos isso para todos os aspectos de nossa vida.

Boa malhação!

sábado, 26 de março de 2011

Moda na barbearia

A Reserva resolveu fazer as fotos do seu novo catálogo em um ambiente que tem tudo a ver com a gente: uma barbearia! O vídeo abaixo, do blog da jornalista Lilian Pacce,  intercala fotos, trechos do desfile no SPFW e bastidores da gravação, ainda podemos curtir um pouco da produção falando sobre a inspiração e criação da nova coleção, tudo isso com a trilha sonora de Lobão. Fique por dentro do que rolou: 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Barbear: a batalha nossa de todos os dias

Se você tem idade para fazer a barba já deve ter visto aquela cena inesquecível do filme “Esqueceram de Mim”, onde o ator Macaulay Culkin está no banheiro, passa um líquido no rosto após o banho e solta um grito desesperante de dor? É desse “líquido” que vamos falar hoje.

Quem nunca?

Um dos momentos mais complicados e doloridos para nós homens é a hora de fazer a barba. Irritação, vermelhidão e pêlo encravado é algo que enfrentamos algumas vezes por semana, e alguns, enfrentam todos os dias.

As loções pós-barba podem ser uma saída na melhora desse martírio de todas as manhãs. Em pó, gel ou loção os pós-barba são o toque final no barbear. Elas hidratam, perfumam e algumas possuem álcool em sua fórmula, agente antisséptico para evitar contaminação.

Antes da escolha do seu produto é necessário descobrir qual seu tipo de pele:

Pele normal: é equilibrada, tem poros de abertura pouco perceptíveis, iluminada e suave. Indicação: loções e água de colônia são ideaia para esse tipo de pele

Pele seca: mais fina, pouco brilho e com tendência maior à irritações. Indicação: Produtos com textura mais densa que auxiliam na hidratação.

Pele oleosa: é aquela com grande tendência a formação de cravos e espinhas, aspecto brilhante. Indicação: pós barba em gel, sem óleo na fórmula.

Pele mista: Apresenta aspecto brilhante na chamada zona T (testa, nariz e queixo). As outras parte são mais secas. Indicação: Produtos mais oleosos, pois a região seca (fora da zona T) é onde atua maior parte do
pós-barba.


Foliculite

Em peles mais sensíveis os pelos encravados são um constante incômodo. Chamamos de foliculite (infecção dos folículos pilosos). No mercado existem produtos específicos para esse problema. Se você não tem ou não achou o produto, que são à base de óleo de candeia, é aconselhado lavar o rosto e o pescoço com sabonete antiséptico antes de se barbear. Assim você higieniza a pele e evita contaminação.

Alguns homens tem alergia a componentes de produtos pós-barba, faça um teste antes, se ocorrer alguma irritação suspenda o uso e procure um dermatologista.

E POR FAVOR HOMENS, não adiantam todos esses procedimentos se você não colabora no barbear. Deslizem a lâmina sempre no sentido do crescimento do pelo e utilize a mesma lâmina, no máximo duas vezes e ao término lave-a bem com um sabonete antisséptico, guardando num lugar seco e fechado.

Ahhhhh e pra quem não viu, a cena que citei lá em cima:






quinta-feira, 24 de março de 2011

Iiiiiiih, choveu!

Quando você ia saindo de casa, viu que a chuva ia se preparar pra cair. É, na verdade, você quem deve se preparar, afinal ninguém quer sair por aí todo embalado em conjuntos de plástico, né? Em dias assim, é melhor fugir de cores claras que podem ficar transparentes com os pingos. Uma boa dica é o uso de casacos e moletons que funcionam como um combo: eles protegem a sua roupa de baixo e você da água, do friozinho que os dias nublados trazem e, para os mais vaidosos, os modelos com capuz protegem o seu penteado.






Para calçar, é melhor passar longe de sandálias e tênis em modelos de tecido, a água vai penetrar mais fácil, e a gente sabe como um pé molhado cheira, né? Opte pelos modelos em couro e de cano alto/médio ou abotinados, eles tem um solado mais reforçado, irão deixar sua pegada mais firme e assim você não escorrega no estilo, nem mesmo no chão molhado.



Ah, às vezes as pessoas usam um tal de guarda-chuva também.


Como se vestir de acordo com seu tipo físico

Analisando nosso tipo físico podemos utilizar a moda a nosso favor, valorizando o que achamos mais legal. Não gosto quando falam “esconder imperfeições”, claro que não precisamos evidenciá-las e enfim devemos nos sentir bem da maneira que somos. Quando nos vestimos proporcionais ao nosso tipo físico harmonizamos nosso visual.

HOMENS BAIXOS

Montar looks monocromáticos (mesma cor) com mesmo tecido e riscas verticais alonga-se a silhueta,. Outro trunfos são as estampas miúdas, camisas com colarinho mais estreito e calças na cintura. Calças com barra italiana (dobradas pra fora) e com gancho baixo (fundo da calça) encurtam as pernas e achatam a silhueta.

Visual Monocromático



Linhas verticais e colarinho estreito


Colarinho Estreito




Calças com cós na cintura alongam as pernas





HOMENS ACIMA DO PESO

É aconselhado o uso de peças com cores escuras e listas verticais discretas. Escolha roupas que dão a impressão que você é mais alto.  

Se seu tipo é do formato de um triângulo invertido (gordinho da cintura pra cima, mas com pernas mais finas) evite blusas sem mangas,use sempre calças e bermudas retas mais claras que a peça superior (camisas e camisetas). As camisetas preferencialmente sem estampas chamativas.

Camisa com listras verticais discretas e folgada na parte inferior


Gordinhos com volume em todo corpo use calças em cores escuras para afinar as pernas grossas e paletós que cubram o quadril. Evite looks monocromáticos com cores claras.

Camisa por fora do calça aconselhados para gordinhos na parte inferior


Se seu volume extra é apenas na barriga (aquele buxinho de chopp) as dicas são as mesmas dos que tem mais gordura na parte superior . Porém você pode usar  camisetas sem mangas em cores escuras.  Calças com cós na altura do umbigo.

Corte reto e cós na altura da cintura


HOMENS ATLETAS

Engana-se quem pensa que os homens que malham podem sair por aí exibindo o resultado de horas de academia. Roupas coladas são deselegantes e as vezes vulgar. É preciso separar o que é uma roupa colada de uma roupa ajustada, que valoriza seu corpo de uma maneira bem bacana.  Você meu caro pode usar praticamente tudo, abuse de camisas pólos, elas tem um caimento muito bonito em atletas.

Blazers acinturados são muito bonitos


Peças ajustadas e não embaladas a vácuo rs



HOMENS ALTOS

Utilize peças que possam alargar sua silhueta como as listras horizontais. Valorize os ombros, paletós um pouco mais compridos e calças com pregas. Opte sempre por calças de boca apertadas ou retas, evite as mais largas. As camisas podem ser com punhos e colarinhos branco. E não é muito aconselhado camisas com gola rolê (aquelas que vão até o maxilar).

Camisa com listras horizontais e jaqueta que chama atenção para os ombros


Calça com pregas no cós


Esperamos que esse post possa te ajudar quando você for às compras. Como disse anteriormente são apenas dicas para harmonizar o visual, não siga à risca se não te deixar confortável. O mais importante é nos sentirmos bem com o que estamos vestindo.

See ya!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Entre estações... ou ausência delas

O ano começa e junto com ele uma nova estação, mas... o que usar agora? A maioria das lojas ainda no clima do calor das liquidações, poucas com as novas coleções de inverno e você, perdido. Como nosso clima não é dos mais variáveis, tão pouco dos mais frios, ainda dá tempo de investir em peças que marcaram o verão , mas que você vai continuar usando, e quem sabe, em um preço bem camarada.

Elegemos as 4 peças que vão continuar em alta nos dias de sol de nossa capital potiguar: a camisa com gola V, camisa xadrez, bermuda na altura do joelho e uma boa calça jeans. O melhor vem agora, você pode combinar as peças construir e diferentes visuais para todas as ocasiões. 

Gola V

A gola V virou a camiseta básica da estação e deu super certo com nosso clima, com ela se vai a todo lugar e compromisso, principalmente quando tem cores neutras e tecidos leves. Porém não façam o Fiuk com decotes que vão no umbigo, que são as chamadas golas deep V neck. Homens muito magros tomem cuidado, o decote em V alonga o pescoço e você pode aparentar mais magro do que você já é. Homens peludos, quanto menor o decote melhor.

O Fiuk utiliza muito esse tipo de camiseta, mas o decote muito acentuado fica deselegante.



Simples e elegante. Destaque pro cinto. (Em breve um post sobre acessórios masculinos)



Rodrigo Santoro tem um style bem bacana. Atenção: Esse tamanho do decote é o limite do bom gosto



Golas Deep V neck - Gola exagerada e desproporcional

Camisa Xadrez

A camisa xadrez vem do estilo do povo do campo, ganhou espaço através da moda “folk”, e logo caiu no gosto popular. A padronagem varia em cores e formatos, podendo ser usada como peça sobreposta ou não. As camisas xadrez marcaram o movimento Grunge (estilo musical do início dos anos 90 que teve como principal expoente a banda Nirvana), eram chamadas de "camisas de lenhador" e populares nas regiões frias dos EUA. Confeccionada em um tecido chamado flanela (algodão com lã) são impossíveis de se usar em lugares com clima mais quente. Porém, existem opções em algodão com o mesmo estilo de xadrez e com mangas curtas, perfeitas para o nosso "inverno/verão". 

Festa      -    Trabalho     -    Faculdade



As de mangas curtas são perfeitas pro nosso clima


Modelo discreto para ir trabalhar

Bermudas e calças surradas

Como em todo verão as bermudas saem do armário, só que agora um pouco mais curtas, na altura do joelho ou um dedo acima, variando de tecidos leves ao jeans com aparência surrada. Esta última foi a grande aposta também das calças para os dias de calor.

Listras são muito estilosas

Atenção no comprimento um pouco acima do joelho


Bermuda jeans "um pouco" desfiada nas barra. 
Cuidado pra não deixar aquelas franjinhas, dão uma
impressão de visual desleixado


Calças surradas e descoladas



Tudo junto

Você pode usar a bermuda só com a gola V, ou só com a camisa xadrez, ou ainda com as duas; o mesmo processo pode ser feito com a calça jeans. 






Essa do Gianechini tem que ter muito personalidade rs




Enfim, você só não conseguirá combinar a calça com a bermuda, mas se conseguir e ficar legal, manda pro posbarbacontato@gmail.com que a gente posta aqui.

Agora é só fazer suas combinações, cuidar da barba e aproveitar.

terça-feira, 22 de março de 2011

O estilo rocker 'bem cortado' dos Strokes

Os nova iorquinos apareceram no mainstream no início dos anos 2000 e já com a tarefa de salvar o Rock N Roll, que andava cambaleando com a enxurrada pop que dominava aquela época. Se salvaram eu não sei, mas algo que o Garage Rock dos Strokes deixou foi o estilo super cool (bacana, descolado) de se vestir. Uma revolução musical e visual.

Influenciados pelo movimento inglês Mods (jovens classe média de famílias ligadas a indústrias de tecido) do final da década de 50, Julian Casablancas e seus amigos tornaram a alfaiataria (roupas masculinas feitas sob medida) algo descolado. Influenciando supostos “novos salvadores” do rock que estavam por vir.

Por ser filho do fundador da Elite Model Management John Casablancas com a modelo Jeanette Chistiansen e criado em Nova York, era quase óbvio que Julian se apresentasse sempre em seu melhor estilo, estava no gene. Hoje ele é um ícone da moda, sendo seu estilo e comportamento referência para muitos jovens ao redor do mundo.


Anos 2000: com um visual meio junkie (expressão usada para definir aquelas pessoas que vivem a partir de suas próprias regras) os Strokes abusavam das jaquetas de couro e jeans surrados.


Em 2008, Casablancas participou de uma campanha da Converse (empresa que produz o tênis All Stars) americana. Cantando ao lado de Pharrel e Santogold a música My Drive Tru.



Com o passar dos anos a banda começou a se preocupar mais com as informações visuais. E o estilo mods evoluiu junto com os riffs de suas musicas. Muito preto nas roupas e peças mais sofisticadas como coletes, jaquetas de couro, coturnos, calcas skinny (aqueles modelos ajustados até a barra) e jeans milimetricamente rasgados foram agregados ao guarda roupas do grupo.

E em 2011 eles voltaram mais estilosos do que nunca. Confira o novo clipe Under Cover of Darkness



Terninhos justos que de tão perfeitos parecem ter sido costurados no corpo, jaquetas, calças de comprimento exato e no modelo skinny e tênis sujos são itens básicos do visual rock retrô adotado e melhorado ao longo da década pelos Strokes.

Maaaaaaaaaaaas...

Como adaptar o estilo dos Strokes na nossa cidade abençoada pelo calor? Não vamos sair por aí cozinhando dentro de terninhos e jaquetas de couro... O grande trunfo do visual largado/sujo é o caimento das peças. Vale resgatar aquela costureira amiga da sua mãe (sim, elas ainda existem) para dar aqueles ajustes nas peças que você já tem.

Por ser uma peça atemporal os coletes podem ser utilizados em qualquer ocasião ou época do ano. Ou seja, é sempre bom ter um em seu guarda-roupa, escolha cores sóbrias e neutras que combinam praticamente com tudo.









As calças skinny são estilosas e dão um ar super rock n roll ao visual. Porém as skinny funcionam melhor em homens magros e, de preferência de pernas alongadas. Quem está fora desse padrão pode procurar calças com corte de alfaiataria e mais ajustadas. MAS por favor não exagerem!!! Calças que parecem que foram vestidas a vácuo não dão um efeito muito bom. E corre o perigo de rasgá-la a cada respirada que você der rs.




E para completar o visual joga um tênis do tipo All Star, ou um sneaker para quem quer um style mais bem humorado.

All Star
Tênis sneakers