quarta-feira, 9 de maio de 2012

Guarda-Roupa Masculino - Blazer


Continuando os posts sobre as peças básicas do guarda-roupa masculino, vamos falar do blazer. Eles dão um toque mais sofisticado às produções mais simples, podendo ser usados com pólo, camiseta, camisa, jeans e outra infinidade de peças. Sua sua durabilidade está acima das variações da moda, o que vale o investimento em algo de qualidade.



















Uma dúvida que sempre existe é qual a diferença entre terno e blazer. Terno, também chamado de costume, é o conjunto do paletó, calça social e algumas vezes colete. O Blazer é como se fosse o paletó usado de forma avulsa, com outras combinações que independem do conjunto que forma o terno.





















De acordo com a jornalista Gladis Vivane, do blog Salto Agulha, o paletó de 2 botões pode ser usado como blazer sem problemas. Mas é bom lembrar que a peça usada dessa maneira, leva ao desgaste natural e altera sua cor em relação à calça do terno.





















Em situações mais formais escolha sempre o preto ou azul marinho, fechado com ou sem gravata, combinados com calças e sapatos sociais. Em looks mais informais você pode variar nas cores, combiná-los com jeans, camisa pólo, social ou camisetas e sapatênis, que dão uma descontração no visual. Se for usar com uma camiseta ou camisa de cor escura opte por um blazer de cor mais clara. Essa versatilidade do blazer é que faz dele um coringa. Você pode ficar pronto para uma reunião de trabalho, uma saída com amigos e até mesmo para uma festa mais "chique" em instantes.



Mas...dá pra usar blazer em Natal? Eu sempre fico pensando quando é que um estilista transgressor vai desenhar uma peça que substitua os pesados ternos e blazers nas ocasiões formais, em cidades como a nossa que disputam com o inferno pelo título de maior quentura de universo. Enquanto isso não acontece temos os chamados blazers de verão. Que são peças em cores claras, de linho, em 100% algodão, ou com uma pequena mistura em poliéster, para que não amasse muito. São sem forro e sem uma estrutura pesada como nos blazers tradicionais, mas com apoio nos ombros. Combinam com calças de Brin, Sarja e Jeans. E como acessórios você pode usar chapéus, óculos e bolsas.


















Para não deixar a elegância de lado procure usar um blazer mais ajustada ao corpo. Como sempre falamos aqui no blog peças ajustadas ficam mais bonitas e dão a impressão de cuidado no visual. Os gordinhos devem tomar cuidado com os blazers de um botão e acinturados. E outra dica bacana é que o comprimento do blazer nunca pode passar da altura do polegar. E você caro leitor vai incluir a peça no seu guarda-roupa.

3 comentários:

  1. Achei interessantíssimo o paletó do último modelo, combinando com a camisa, calça e sapato. Eu usaria na boa esse estilo, mas não no inferno daqui de Natal. rs

    Maravilhoso post!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Mostrando para o João Gabriel hahahaha Beijos gaúchos, Leo!

    ResponderExcluir
  3. Acho blazer MUITO digno, pena que o calor daqui não ajuda mesmo :/

    ResponderExcluir