quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Rebelde

Em uma época que a camiseta regata fazia parte exclusivamente de looks underwear, ele a combinou com uma calça jeans, uma jaqueta de couro e atrevidamente saiu às ruas. Vestido “como um vagabundo” de acordo com os jornais daquele tempo, James Dean marcou época e até hoje é símbolo de rebeldia e de toda uma juventude pós-guerra. Viveu sua curta vida nos anos 50 e quebrou todo o glamour e formalidade de Hollywood com seu olhar firme e estilo casual.




Apesar de sua morte precoce aos 26 anos de idade, em um grave acidente de carro, construiu uma das mais meteóricas carreiras de Hollywood. Sua imagem de ator cult permanece porém, inalterada até hoje e dificilmente outro ator influenciou ou influenciará tanto uma geração como James Dean. Foi imortalizada no filme Rebel Without a Cause, 1955 (Juventude Transviada) lançado após sua morte. Muitos dizem que Jim Stark, personagem vivido por Dean, é o retrato fiel da personalidade singular do próprio ator. Foi também indicado ao Oscar  postumamente em duas ocasiões: no ano de 1956 por East of Eden (Vidas Amargas) e em 1957 por seu papel em Giant (Assim caminha a Humanidade). Ambas como melhor ator.


















Festas regadas a bebidas e cigarros eram uma constante na vida do ator que possuía uma enorme paixão por carros e velocidade. Contemporâneo de grandes nomes como Elvis Presley e Marlon Brando, Dean se destacou e foi reconhecido como o grande ícone dos anos 50. O que o diferenciava dos demais era sua rebeldia inerente a sua personalidade, bastante refletida em seu modo de vestir.  Brando chegou a declarar que Dean, fã incondicional do ator, copiava seu estilo, o que o entristeceu bastante. A principal diferença entre Marlon Brando e James Dean era a sensibilidade associada a rebeldia. De uma certa forma pode-se dizer que faltava um pouco de delicadeza no esteriótipo rude de Brandon.

Trailer do filme Rebel Without Case, 1955 (Juventude Transviada)


Com seu incrível senso de estilo James Dean se distanciou das massas, desafiando as convenções da conservadora sociedade da época. Ícone da Cultura Pop, até hoje é objeto de pesquisa em diferentes campos científicos. Camiseta branca e calça jeans surrada combinada com um par de botas, uma jaqueta de couro e seu famoso topete formavam o visual do ator. Dean foi responsável por dar uma imagem jovial ao guarda roupas masculino. Desde então o chamado estilo High Low (mistura de peças sofisticadas com peças básicas) nunca mais saiu de moda.





















































À frente de sua época, James Dean deixou um legado pequeno, mas icônico na cultura e na moda. Se estivesse vivo teria 81 anos de idade. Humphrey Bogar, considerado o melhor ator norte americano, declarou:  “Dean morreu na hora certa. Ele se tornou uma lenda tão grande, que se estivesse vivo, não conseguiria manter toda essa publicidade”.

4 comentários:

  1. Lindo, estiloso, talentoso e super style.

    ResponderExcluir
  2. Postura é tudo! Talvez se ele tivesse usado saia ou qualquer outra coisa logo se tornaria popular entre os rebeldes que o seguiram. Estilo é pra quem tem.
    Isso sem falar no charme e beleza. As moçoilas da época deviam cair só de olhar pro Dean. Ui! rs

    ResponderExcluir
  3. camisa regata? não é a t-shirt branca não?

    ResponderExcluir